A palavra currículo de acordo com David Hamilton vem do latim currículo e significa “corrida” ou “pista de Corrida”. Assim, o currículo era visto como um percurso a ser seguido pelo estudante.
Atualmente tem diferentes concepções sobre o currículo escolar, estas concepções são definidas de acordo com a forma de analisar e trabalhar o currículo escolar.
À medida que o professor adapta o conteúdo curriculares a realidade de seus alunos e as suas possibilidades o contexto da escola, acaba desenvolvendo o currículo na sala de aula, incluindo todos os tipos de experiência vivenciados pelo aluno no âmbito da escola ou sob supervisão desta. O currículo real é aquele vivenciado e claro aos olhos do professor, modificando de forma intencional para adaptar a realidade da escola dos alunos.
Já o currículo oculto diz respeito àquilo que o aluno prendeu na escola, mas que não era o objetivo especifico ao ensino, abrangendo valores, atitudes, atitudes sem porem ser este o foco do trabalho pedagógico desenvolvido, o currículo oculto se relaciona mais as ideologias, preconceitos e estereótipos.
O currículo prescrito é o expresso em diretrizes curriculares, com objetivos, conteúdos e disciplinas de estudo com base nos parâmetros curriculares Nacionais como por exemplo uma atividade sugerida para o ensino de Historia para determinada serie/ano.
O currículo escolar, deve portanto incluir experiências culturais diversificadas explorando-as para descobrir seu significado e procurando descobrir e ampliar determinadas manifestações da cultura em detrimento das outras.
O direito a diferença engloba os conceitos de multiculturalismo, interculturalismo, o que reflete a posicionamentos diversificados diante da diferença. Há aqueles que vem a diferença como algo que deve ser respeitado e propõem formas de conduta que ajudam na eliminação de preconceitos.
No entanto o multiculturalismo critica vai mais além ele requer compromissos e solidariedade ao oprimido. Você já buscou entender a questão religiosa de forma diferente da proposta de sua escola, relacionando-a com questões da diversidade Cultural.
DOLL JR, W.E. Currículo: Uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre. Artes medicas 1997.p.17-25

